115 anos do Padrinho Manoel Corrente

Padrinho Manoel Corrente da Silva completaria 115 anos neste dia 29 de Setembro de 2025. Nascido no dia dedicado a São Miguel Arcanjo, 29 de setembro de 1910, no município de Correntes, no Piaui. Foi um homem simples e solitário, desde rapazola trabalhou duro, vivenciou muitas guerras contra os cangaceiros, secas, fome…
Passou muitos anos trabalhando como tropeiro de burro e depois levando boiadas do interior do sertão para as feiras do litoral. Em 1942 se alista nos Soldados da Borracha, contingente de trabalhadores nordestinos mobilizados para a produção de borracha, principal item brasileiro no esforço da guerra na época.
Foi no Acre que veio a conhecer o Mestre Irineu e logo depois Sebastião Mota, de quem foi um dos seguidores.

Após a passagem do padrinho Sebastião, em 1990, se tornou uma espécie de patriarca e conselheiro espiritual das centenas de afilhados que acorriam à sua humilde casa. Suas palavras, sempre amorosas e às vezes rigorosas, tinham o dom de confortar e esclarecer todos aqueles que o procuravam. Fez a passagem cantando seu hino Caboclo Guerreiro aos 86 anos de idade.

Como forma de homenageá-lo, o Centro de Documentação e Memória do Santo Daime traz esse recorte histórico onde o Padrinho Corrente conta um pouco sobre a localização dos reinados de folha e jagube dentro da floresta, bem como importantes lições sobre o feitio do Santo Daime.

Acompanhe nossas publicações e fique por dentro das novidades!