O acervo do CEDOC está sendo reunido e incorporado com a curadoria de Alex Polari. Boa parte da documentação existente sobre a doutrina se encontrava dispersa e/ou com seus produtores/detentores originais, seguidores do Padrinho Sebastião no início de sua trajetória de expansão e ainda visitantes entusiastas da fotografia que estiveram na Colônia 5000, Rio do Ouro, Vila Céu do Mapiá e Juruá.

O primeiro passo da equipe foi localizar as possíveis pessoas que estiveram presentes nos primórdios da doutrina e realizaram registros de períodos passados como a Comunidade na Colônia 5000, a abertura do Rio do Ouro e a mudança para a Vila Céu do Mapiá, e ainda de eventos importantes como a construção das igrejas na Vila Céu do Mapiá, as comemorações do Centenário do Mestre, Aniversários das Madrinha Rita e Júlia, registros do velório do Padrinho Sebastião entre outros acontecimentos importantes. Como é o caso dos acervos de Alex Polari, Fernando La Rocque, Flávio Ribeiro, Antoane Monory, Ramayana entre outros.

Outra grande riqueza presente no acervos são documentos que retratam o dia a dia da vida em comunidade, onde podemos verificar não apenas registros importantes para a doutrina, mas também para a cultura ribeirinha, com registros das casas e de atividades rotineiras e locais, como o transporte e a construção de canoas e os trabalhos na casa de farinha.

Depois de mapeados os possíveis detentores de acervos, a equipe do CEDOC foi a campo entrando em contato, realizado visitas e recolhendo acervos em todo o Brasil para sob sua guarda passarem pelo tratamento técnico apropriado.

Na foto podemos ver Alex Polari e Flavio Ribeiro realizando a aquisição mais recente do acervo incoporado ao CEDOC, que compreende diversos registros antigos, em suportes diversos, que estavam sob os cuidados de Neide Nunes, viúva de Carlos Gustavo, o Guta, artista gráfico e grande companheiro.

Os trabalhos do CEDOC seguem diariamente na sede do CEFLURG, em Visconde de Mauá, onde será construída a nova sala de guarda e processamento dos materiais, projeto que já está em andamento.

Como forma de comemorar e apresentar resultados atingidos, a equipe do CEDOC apresenta agora seu novo repositório digital, onde é possível acessar online os resultados do trabalhos que estão sendo desenvolvidos.

Neste primeiro momento estão sendo disponibilizadas online, em uma interface de busca e navegação completamente nova, 164 fotografias, algumas inéditas e outras que já se encontravam online, que passaram por processo especializado de tratamento e modelagem de dados.

Para disponibilização do acervo online foi adotado o software livre brasileiro Tainacan, resultado do Projeto de pesquisa desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade de Brasília (UnB) e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Além do trabalho de preservação de registros, o CEDOC tem atuado também apoiando as iniciativas da Secretaria de Comunicação da ICEFLU como é o caso do Canal Jagube.